Visitar Holambra é como ver um pedaço da Holanda sem deixar o Brasil. Aliás, se você reparar, seu nome é uma mistura de Holanda, América e Brasil!
Andar pelas ruas tranquilas de Holambra avistando sua arquitetura típica holandesa remetem a uma história que começou a ser construída no fim da década de 40 quando imigrantes holandeses fundaram essa pitoresca cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas e localizada a cerca de duas horas da capital paulista.
Nacionalmente conhecida como a Capital Nacional das Flores, Holambra é o polo nacional da produção de flores e plantas ornamentais e no final dos anos 90 se tornou uma estância turística. Sendo assim, a estância oferece diversas opções de passeios, compras, hospedagem e gastronomia para fazer de sua visita uma mistura de acolhimento, descanso e lazer. Holambra oferece ainda um “mix” de souvenirs, artigos de decoração, presentes, flores, plantas e artesanato para levar de lembrança para casa ou presentear amigos e parentes.
Se você vai visitar Holambra, conhecer um pouco mais sobre sua história deixará a visita ainda mais prazerosa e interessante! Holambra é, como você pode imaginar, uma cidade formada por holandeses, mas a pergunta que fica é: como a cidade foi fundada? O que incentivou os holandeses a virem para o Brasil?
Primeiramente, começaremos com a data da fundação de Holambra, que foi em 1948 – você consegue notar a proximidade com um evento histórico muito importante da humanidade? Pois é, estamos falando da Segunda Guerra Mundial. Devido à guerra o governo holandês passou a incentivar a imigração para alguns países fora da Europa, bem como o Brasil.
Cerca de 500 holandeses chegaram à Fazenda Ribeirão, então localizada no município de Jaguariúna. O governo enviou gado para que a pecuária fosse a principal atividade econômica do grupo, produzindo leite e queijos. No entanto, o gado holandês não suportou ao clima tropical e infelizmente, não durou muito tempo. Isso fez com que muitos imigrantes desistissem, ou buscando a sorte em outras partes do Brasil, ou retornando para a Holanda. Mas alguns resistiram e continuaram na Fazenda Ribeirão.
Com o tempo, eles foram tentando outras formas de fazer o lugar prosperar até que finalmente encontraram a resposta que estavam procurando: as flores. Assim sendo, o local foi aos poucos se estabelecendo como polo paisagista.
O crescimento aconteceu e como resultado temos uma bela cidade, toda arrumada (um charme, você verá nas fotos e claro, quando for pra lá), com pouco mais de 14 mil habitantes. Holambra alcançou a emancipação de Jaguariúna em 1991 e ganhou o título de Estância Turística em 1998, se tornando então a Holambra, cidade das flores!
Uma pequena Holanda brasileira!
Comentários